Quando se trata de ter uma presença online, estar atualizado impacta diretamente no sucesso de sua empresa onde só estar no meio digital não é mais suficiente para ter sucesso.
É recomendado construir um relacionamento com o seu público consumidor e criar boas estratégias de marketing utilizando os melhores recursos tecnológicos da atualidade e obter os resultados desejados.
A partir de agora, você vai saber informações relevantes do mundo digital e como aplicar de forma a melhorar mais e já começar a ter resultados relevantes através destas. Confira!
À primeira vista, devido aos avanços tecnológicos no mundo digital, muitas empresas já possuem uma certa presença na internet, seja com um site corporativo ou redes sociais.
A quantidade de informações provindas dos concorrentes pode esconder o seu posicionamento e se você não está atualizado e seguindo as regras, não terá a relevância esperada nesta competição.
Ter uma presença digital positiva e marcante não é só ter um simples site ou uma rede social, mas, informar, interagir e engajar com seu público utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis e estar sempre interagindo com seus clientes ao passo de estar à frente dos concorrentes.
Muitas empresas não aproveitam a presença digital de forma coerente e não usam uma linguagem adequada nos meios de comunicação de acordo com os seus valores.
Segundo pesquisas realizadas pelo Cetic em 2001 que quase metade das empresas existentes no Brasil ainda não possuem um website, em contrapartida, mais de 80% destas, tem pelo menos um perfil ou conta em alguma rede social.
Percebe-se nas pesquisas realizadas que a maioria das empresas dão mais relevância às redes sociais em detrimento ao website corporativo, ignorando sua relevância. Isso mostra que muitos ambientes corporativos não usam metade do poder digital disponível.
Abaixo estão alguns dos mais importantes canais que podem fazer a total diferença para ter uma presença digital positiva e marcante:
A identidade visual molda a percepção da marca por meio dos elementos visíveis e comunicam várias informações através de imagens e informações gráficas. Ou seja, é tudo que os clientes podem ver fisicamente, o que pode variar desde o logotipo até o design empresarial.
Ou seja, a importância de ter uma identidade visual forte e atrativa, faz com que sua empresa tenha uma melhor percepção de seu público utilizando a harmonia do design para construir uma interação com seu público consumidor ao utilizar os outros canais de comunicação que serão citados.
Um site próprio e profissional, com seu próprio domínio, será o ponto central de sua presença digital, pois todos os outros canais de comunicação farão o direcionamento como um ponto final de todo seu processo de marketing.
Na atualidade, é de suma importância que o site tenha total compatibilidade com dispositivos móveis, já que segundo pesquisa do Cetic, já ultrapassamos os computadores pessoais em número de pesquisas.
Além de oferecer todas as informações da empresa, é importante que o site tenha um design atrativo e simples para que redirecione os clientes para uma ação rápida e eficiente para fechar negócio sem muita enrolação. Seja via chat interno, e-mail, e serviços mensageiros como whatsapp.
Além de ter um site profissional, com o advento do uso das redes sociais, uma quantidade relevante de empresas ainda usam blogs para ajudar na divulgação de suas marcas.
As principais vantagens de se ter um blog, ligado as melhores estratégias de SEO são:
Trazer mais tráfego para o site;
Ajudar a aumentar a legalidade e confiança;
Fortalecer o reconhecimento e a autoridade de sua marca;
Facilitar a geração de novos Leads;
Permitir entender as necessidades dos clientes;
Gerar mais engajamento.
É uma ferramenta que facilita que a sua empresa seja encontrada nos mecanismos de pesquisa do Google e do Google Maps para seu estabelecimento físico ou área de cobertura, disponibilizando informações ao usuário como localização, horário de funcionamento, produtos oferecidos, serviços, fotos, etc.
É a principal plataforma de anúncios do Google, além de ser a maior ferramenta de links patrocinados da internet, com ele, é possível criar soluções de publicidade a fim de promover os seus produtos e serviços na pesquisas do google, no YouTube e muitos outros sites, com custos similares a um grande leilão dependendo do orçamento definido.
Existem inúmeras redes sociais, mas as irei citar as mais relevantes onde podem fazer a total diferença para o seu negócio e agregar mais relevância em uma presença digital para a sua empresa e marca.
É uma rede social que tem foco em conteúdos visuais, principalmente fotos, vídeos para gerar engajamento e fazer conexões com os usuários, empresas ou grupos de interesse.
Com o passar dos anos passou a liderar a preferência do público e das empresas, tornando uma das maiores e mais completas plataformas de negócios para marcas e pessoas.
Ter uma conta bem configurada, com qualidade nos criativos e publicações constantes de qualidade irá oferecer muitas oportunidades para ter um merecido destaque, além de fazer um combo extra com seus outros canais de comunicação.
Já foi a rede social que ficou muito tempo em primeiro lugar antes dos concorrentes aparecerem, ainda sim, oferece diversas funcionalidades que ajudam na interação entre usuários com um interesse em comum, facilitando patrocinar publicações de forma segmentada, gerando mais engajamento e personalização.
Esta é a ferramenta mais popular de comunicação entre as pessoas na atualidade, com o surgimento do Whatsapp Business, além da criação de grupos, envio de áudios e vídeos e compartilhamento de arquivos, foi acrescentado também:
Criação de mensagens rápidas com atalhos específicos para textos pré programados;
Perfil comercial, onde podemos ver uma série de informações essenciais para seu negócio;
Análise estatística de dados para criar indicadores por setor, tipo de produto e cliente;
Vitrine virtual, onde podemos criar um catálogo de produtos, o que facilita as vendas de forma antecipada.
Etiquetas personalizadas onde podemos separar os clientes por categorias distintas e saber como trabalhar a comunicação entre eles.
Depois de ter uma identidade visual para sua empresa, criar o seu site, ter uns conteúdos de blog relevantes, criar contas nas principais redes sociais e serviços do google você já tem boa parte da estrutura inicial pronta, porém, para ter uma presença digital positiva e marcante ainda são necessários mais alguns passos:
De nada adianta ter toda uma estrutura digital e nunca mais interagir ou atualizar seu conteúdo.
A importância da consistência é para que o conteúdo seja indexado mais facilmente pelos principais mecanismos de busca e fazer com que sua empresa não seja esquecida pela sua audiência.
Por isso a importância de ter uma organização com características que fazem a comunicação ter quantidade, qualidade, prestatividade, autoridade, credibilidade, legitimidade.
Nas principais redes sociais, como o instagram, o ideal é que se tenha um conteúdo diário para sempre estar informando sempre alguma novidade para sua audiência.
Já no blog de seu site, pode ser interessante ter um novo conteúdo a cada 15 dias, lembrando que quanto mais atualizado e relevante for, melhor para estar à um passo à frente da concorrência digital.
A estratégia é a cereja do bolo para ter sucesso na empreitada de construção de uma presença digital positiva e marcante. Aqui vale destacar pontos que fazem a total diferença na construção:
Muitas vezes, sua empresa tem poucos clientes ou a clientela não está disposta a pagar o preço cobrado, isso pode indicar um problema de público alvo, que da forma atual não atrai os clientes que geram renda.
Uma forma de resolver este ponto é refazer o seu plano de marketing para atrair o público correto com um marketing que atraia a clientela que irá trazer os resultados desejados.
É necessário um novo estudo de mercado, descobrir as dores e os desejos dos clientes que geram lucro e focar num marketing para este tipo de clientela usando os principais canais de comunicação que utilizam.
Uma estratégia muito bem utilizada é linkar todas as suas redes e centralizar para uma página de chamada para a ação para fechar negócio.
Todos os seus canais tem que estar interligados de alguma forma para que o cliente perceba que sua empresa está presente em vários canais e todos são bem atualizados e cada um utiliza.
De nada adianta criar um conteúdo chamativo que atraia vários potenciais clientes e não ter uma forma de chamar sua atenção para contratar algum de seus serviços ou comprar algum produto ou pegar seu email.
Devemos evitar que os potenciais clientes venham e vão sem nos dar algo em troca, seja uma forma de contato como telefone, email ou mesmo adquirir um produto ou contratar um serviço.
Muitas vezes é um pouco demorado conseguir resultados de forma orgânica, custa um certo tempo para o conteúdo do seu site ou rede social possa ter uma relevância e estar nos primeiros resultados das pesquisas.
Uma forma de impulsionar esse processo é investir em anúncios pagos, ainda mais em páginas onde você já tem uma certeza onde os clientes que pesquisam este assunto ou tema já estão interessando em adquirir e a chance de conversão ser alta.
Como foi visto, para melhorar a sua presença digital, são necessários vários pequenos ajustes na estratégia e em como se trabalha no processo de manutenção e atualização. O que pode exigir várias horas de dedicação para a obtenção dos resultados desejados.
Entretanto, se você não tem tempo suficiente para estar focado no digital, entre em contato conosco pois podemos ajudar no processo sem que ocupe tempo precioso do empresário.
Estar atualizado para com o funcionamento das diferentes ferramentas digitais pode não estar ao alcance de todos mas como temos foco no digital, trazemos os resultados de forma mais ágil para que possa trazer os resultados desejados no menor e melhor tempo possível.
Economize um tempo crucial para se dedicar às estratégias de seu negócio enquanto a gente trabalha para melhor dar a visibilidade necessária para sua empresa e conseguir mais clientes.